Notícias

»Carta do CEDIM

01/07/2015


Rio de Janeiro, 1º de julho de 2015

É com profunda indignação que o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM/RJ) repudia a criação e comercialização de adesivos que expõem de maneira pornográfica a figura da Presidenta Dilma. Existem sites na internet que estão comercializando este adesivo, que vem sendo colado nos automóveis, ao redor do cano de abastecimento. Uma imagem indescritivelmente agressiva e ofensiva contra a mulher que se encontra no cargo de chefe do Estado, e contra todas as mulheres.

Este é mais um episódio de opressão através da sexualização do corpo da mulher, desta vez atingindo um nível indizível de desqualificação.

Mais repúdio causa este episódio quando lembramos que está em pauta, nas casas legislativas deste País uma defesa, de caráter conservador, contra a chamada ideologia de gênero. Entendemos que esses adesivos são uma expressão exemplar do que se vislumbra em nosso País, em termos de brutalidade, caso prevaleça esta preocupante maré de retrocesso, que despreza a educação formal que ensine o respeito humano e o respeito às diversidades.

O CEDIM é um organismo de controle social com representação da sociedade civil organizada, composto por mulheres que lutam – ao lado de diversos outros segmentos pautados pelos direitos humanos - por uma sociedade justa e democrática e por políticas públicas para as mulheres. Uma sociedade onde a população como um todo encontre um ambiente digno para sua vida. Neste sentido, reivindicamos das autoridades, em particular o Ministério Público, uma providência cabível com relação a este episódio. O estado não pode permanecer silente diante de tamanha barbárie!

Conselheiras do Cedim-RJ

 

 

 

 

 

Voltar

Agenda

05/12/2015

4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

26/06/2018

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CEDIM-RJ

» Veja toda a agenda

  • Cartilha Uma Vida Sem Violência
Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos - SEASDH
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados