O Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, inaugurado em 21 de março de 2002, tem como objetivo principal a preservação e a difusão do patrimônio histórico, cultural e científico da mulher.
Idealizado para ser o primeiro espaço cultural do Brasil com a marca de gênero, está instalado em prédio do início de século passado, tombado pelo Patrimônio Histórico e restaurado pelo Governo de Estado do Rio de Janeiro.
O Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart é um núcleo de informação, discussão e estímulo à criação, permitindo o acesso ao conhecimento da história, à produção das ideias e dos meios de expressão da mulher, contribuindo para a autonomia e o empoderamento da mulher ou seja, o fortalecimento da cidadania feminina e o enriquecimento do cenário cultural do Rio de Janeiro.
Os eventos mais frequentes realizados pelo Espaço são: exposição, música, dança, feiras de artesanato, palestras, oficinas e exposições itinerantes pelo interior do estado.
O Espaço Cultural é composto de Teatro, Galeria, Sala de cursos, Sala de eventos, Auditório, Biblioteca e Jardins.
No dia 03 de março de 2008, a SEASDH e o CEDIM fizeram uma homenagem póstuma a ex-deputada, escritora e jornalista Heloneida Studart. No ato foi inaugurada a placa do Espaço Cultural Cedim, que ganhou o nome da feminista. Indicada entre as 100 mais importantes do século XX, foi uma das primeiras a defender os direitos da mulher no país.
Exposição
» Cores Imaginárias
» desobjetos
» desvalores
» Planos em Movimento
» Mulheres de Pedra
» Lá vai a noiva
» O Encontro...
» Mulheres Bambas do Samba II: Oralidade, Tradição e Memória
» Ainda é preciso
» Nelson Rodrigues
» Cerâmica Negra da Maré
» Coisa de Mulher
» VI Festival de Música, Dança e Cultura Afro-Brasileiras