»Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
25/11/2015
A Subsecretaria de Políticas para Mulheres, por meio da Superintendência de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, promoveu nesta quarta-feira, 25 de novembro, ação na Praça XV, dentro da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, com o objetivo de promover uma discussão sobre os prejuízos da violência contra as mulheres, envolvendo os gêneros feminino e masculino, apontando responsabilidades e atitudes para abolir este tipo de agressão.
Na ação de hoje houve a prestação de serviços de orientação às mulheres sobre seus direitos e foi distribuído material educativo sobre o que fazer em caso de violência.
Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL/EUA), iniciaram a campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher". Iniciada sempre em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, a campanha termina no dia 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.
No Brasil, o evento de ativismo é realizado desde 2003 por meio de ações de mobilização, palestras, debates, eventos e encontros.
A ação na Praça XV contou com a presença da subsecretária de Políticas para as Mulheres, Margarida Pressburger, e da superintendente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Adriana Mota.
Adriana enalteceu a importância do evento. “Isto mostra o quanto é importante estarmos nas ruas, mobilizando os serviços e explicando para a população que nenhuma forma de violência contra as mulheres é tolerável”, concluiu.
4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CEDIM-RJ